Tânia Lopes inicia-se na dança aos 6 anos de idade, quando ainda residia nas Caldas da Rainha foi inscrita nas aulas de Ballet; aos 14 anos de idade vai residir para a zona de Almada e inicia-se na Dança Jazz. Aos 18 anos, suspendeu as aulas de dança, para frequentar a faculdade - Curso de Turismo na vertente de Técnico de Viagens no ISLA - Lisboa. O seu percurso na dança foi interrompido durante uns anos, quando aos 24 anos se inscreve em aulas de Salsa, Dança do Ventre  e noutras técnicas de dança. não parando de dançar até ao presente.

Inicia-se na Salsa na escola The Latin Quarter Lx, após uns meses é convidada a participar no grupo de dança TLQLx para participar no 1º Congresso de Salsa em Portugal. No ano seguinte é convidada pelos  seus antigos professores para ser professora de salsa. Paralelamente continua a sua formação de Salsa em Portugal e em Congressos internacionais; como resultado dessa "pesquisa", a partir de 2003 começa a aprender, treinar, ensinar  Salsa Estilo de NY Mambo On2, sendo pioneira dessa área em Portugal.

Em 2005 conhece Nuno Sabroso, trabalhando como par desenvolvem um trabalho de Salsa On2 e criam um estilo muito próprio, a partir de 2013 inicia um novo percurso com outras parcerias a nivel de Salsa.

Em 2005 funda a escola de dança Salsa & Companhia, em 2007 o nome é alterado para Dança & Companhia, onde além de ser co-directora cria uma metodologia de ensino a nível de Salsa.

Para complementar a formação inscreve-se na Escola Superior de Dança - ESD Lisboa em 2005 em 2007 termina a licenciatura e dedica-se ao ensino e a fazer espectáculos de Dança de vários estilos.

Em 2008 cria o GDA - Grupo de Dança de Alunos, uma turma direccionada para as artes de espectáculo de Salsa & Ritmos latinos. Em 2012 o nome do grupo é alterado para TL Mambo Dancers.

Desde 2012 foi convidada para Júri do Portugal Salsa Open (edição de 2012 até ao presente).

Como bailarina e professora de Dança do Ventre, inicia a sua formação em 2002 com Mohammed El Masseri, no Curso Intensivo de Verão sendo convidada após o curso a fazer parte do seu grupo de dança; teveformação em vários workshops e aulas com professores internacionais e nacionais como Prishca, Yolanda Rebelo e Paula Dahab, da qual pertenceu ao grupo Bahira's. Pertenceu à APDV (Associação Portuguesa de Dança do Ventre) onde frequentou o Curso para Bailarinas Profissionais de Dança Oriental com Vânia Cesário.

Formação noutras Danças:

Dança Clássica, Tango Argentino, Ritmos Latinos, Dança de Salão, Bollywood, Kizomba, Jazz, Dança Contemporânea.

Como bailarina, Tânia Lopes considera-se eclética devido a toda sua formação e influências variadas. Tem um estilo elegante, suave e expressivo cativando o público com a sua simplicidade e originalidade.

Outra Experiência Profissional:

Formação Profissional como Maquilhadora desde 2010.